segunda-feira, 30 de abril de 2012

NBA - Playoffs

Viva!

Após mais um período de ausência (como tem sido costume), volto e desta vez para colocar um texto que escrevi logo após a fim da fase regular da liga e que procura reflectir um pouco sobre o campeonato americano de basquetebol, especificamente no fim da época regular e no início dos sempre electrizantes playoffs.


"O período final desta peculiar época - não se verá, nos tempos futuros, equipas a jogarem 3 noites seguidas ou 5 vezes em 6 dias... - foi surpreendentemente interessante quer no topo das tabelas quer nos lugares decisivos de apuramento. 

Na conferência do este, e após alguma indecisão, os Chicago Bulls terminaram (bem) em primeiro lugar com a turma de Miami logo a seguir. Logo no terceiro lugar encontram-se os Pacers de Indiana, equipa, na minha opinião, acaba por ser a mais surpreendente da liga e uma equipa a seguir atentamente. Seguem-se Boston e Atlanta, no 4º e 5º lugares respectivamente que darão, decerto, uma ronda de playoffs muito interessante. Em 6º lugar estão os Orlando Magic que tiveram também uma época muito peculiar: a estrela da equipa, Dwight Howard, mostrou por diversas vezes vontade de sair o que, após bastante incerteza, acabou por não se realizar. O próprio treinador, Stan Van Gundy, tem o lugar em risco o que não abona nada a favor de Orlando...No sétimo lugar  temos (os meus!) Knicks. A equipa foi bastante contrastante durante toda a época regular. Começou mal, depois apareceu Jeremy Lin que transformou a equipa de um dia para o outro (coincidindo também que a ausência prolongada de  Carmelo Anthony por lesão). Lin lesiona-se, entra Anthony e a equipa entra novamente numa espiral descendente que resulta na saída do treinador, Mike D'Antoni. Mike Woodson (um treinador com características bastante defensivas) que revoluciona a equipa e consegue, finalmente, aproveitar o verdadeiro potencial de Carmelo) resultando num período final em alta conseguindo elevar a equipa até a mencionada posição. No último lugar de apuramento ficou a equipa dos Philadelphia 76ers que passou algo despercebida durante toda a época. O veterano Iguodala e o rookie Evan Turner poderão ter uma palavra a dizer.

Falando agora do Oeste, os últimos jogos foram ainda mais interessantes. Os Spurs são, por ventura, a equipa mais revigorada a potente da liga e sérios candidatos ao título. Tim Duncan (um dos melhores power forward do jogo) está em grande forte, e quer Tony Parker quer Manu Ginobili são a espinha dorsal da equipa e muito têm feito por esta. Logo atrás está a equipa de Oklahoma e a fonte de pontos que é Kevin Durant (três anos seguidos como melhor marcador da época regular é um feito só ao alcance de poucos, muito poucos). A equipa aguentou-se durante muito tempo em 1º lugar perdendo a posição para os Spurs já no período final da competição. Os 3º e 4º lugares são detidos por ambas as equipas de Los Angeles, sendo que os Lakers, após muito esforço ganhar vantagem sobre os Clippers. Kobe consegue, de uma maneira surpreendente, reinventar-se a cada época e, com 33 anos (e 16 anos como jogador profissional) fazer mais minutos de jogos e mostrar também uma enorme quantidade de pontos (ficou em 2º, logo atrás de Durant, por 0.1 PPG!!). Bynum também melhorou brutalmente e foi uma das razões do "sucesso" da equipa. Do lado dos Clippers, a equipa melhorou bastante desde o ano passado e está muito mais coesa. Blake Griffin mostrou-se ainda mais pujante mas, na minha opinião, tem de trabalhar muito para se tornar um jogador mais completo. Chris Paul, o CP3, tornou-se também na imagem de marca e será, decerto, o jogador que mais revolucionou o jogo dos Clippers. Em 5º lugar estão os Grizzlies, uma posição também algo surpreendente e que demonstra o potencial desta equipa. Em sexto encontramos os Denver Nuggets, equipa que, apesar da perca de Carmelo, se tem monstrado muito capaz e resultado disso é a excelente prestação ao longo da época. Os Dallas Mavericks, campeões em título, situam-se num estranho 7º lugar, reflexo da incerteza que reina no grupo. Terão, no entanto, uma palavra importante a dizer nos playoffs. A última posição foi disputada a 3 (Suns, Rockets e Jazz) até ao fim e foi a equipa de Utah que acabou por conseguir carimbar a passagem à fase final do campeonato."

Ficou um pouco longo pelo que colocarei a análise aos matchups da primeira ronda dos playoffs num próximo post. Até já!