terça-feira, 1 de maio de 2012

NBA - Playoffs (parte 2)

Segue agora a 2º parte do texto, já focada nos jogos da primeira ronda dos playoffs.



"Conferência Este

Chicago Bulls X Philladelphia 76ers (Bulls em 5 jogos)

 Os Bulls têm a clara vantagem. A equipa, guiada por Tom Thibodeau, fez um trabalho excelente ao longo da época e demonstrou que mesmo durante os períodos de ausência de Rose, Noah e Deng conseguia ganhar jogos. O profundo e capaz banco será decerto uma arma para os Bulls, não só nesta ronda para também para as próximas. Philadelphia poderá surpreender em casa.

Miami Heat X New York Knicks (Heat em 5 jogos)

Miami, com o seu big three, mostrou mais uma vez a sua superioridade nos courts e, em principio, facilmente vencerão os Knicks. Nova Iorque demonstrou uma grande irregularidade ao longo da época regular porém, no final desta, Carmelo renovou o seu jogo e voltou aos pontos. Tyson Chandler, grande pilar da equipa - quer no campo quer mentalmente - e Steve Novak, rei dos 3 pontos, poderão ser armas importantes. Apesar da vitória de Miami creio que os Knicks poderão mostrar alguma superioridade em Nova Iorque.

Indiana Pacers X Orlando Magic (Pacers em 6 jogos)

 Porventura uma das mais interessantes séries desta primeira ronda. Orlando encontra-se sem o seu poste, Howard e fica seriamente debilitada. Tem, no entanto, um dos mais fortes jogos de 3 pontos e poderá valer-se disso (pode-se, porém, argumentar que a quantidade de 3 pontos se deve a Howard, que "puxa" a defesa para perto de si, deixando os jogadores exteriores desmarcados). Sendo assim, Indiana deverá dominar o interior do ataque, especialmente com Roy Hibbert. Uma série a seguir com atenção.

Boston Celtics X Atlanta Hawks (Celitcs em 7)

Outra série que também deverá ser bastante disputada. Boston é uma equipa com bastante experiência e essa vantagem deverá valer, em princípio, a série. Atlanta, por seu lado, tem grandes jogadores tais como Joe Johnson, Al Horford e Josh Smith. Tal como referido, Boston deverá fazer valer a experiência do seu conjunto mas acredito que o cansaço irá limitar a equipa e ficará pelas meias-finais. Garnett, Pierce e Allen já acusam o cansaço de uma época tão acelerada e uma série que se prolongue irá certamente limitar a performance do grupo.

Conferência Oeste

San Antonio Spurs X Utah Jazz (Spurs em 4)

Os Spurs mostraram melhorias imensas durante a época e encontram-se num estado de forma bestial, com Tony Parker a fazer jogos de extrema qualidade. Os Jazz, por seu lado, asseguraram a passagem aos playoffs já em cima do limite. É esperado, então, que o grupo de Utah não apresente grandes argumentos. 

Oklahoma City Thunder X Dallas Mavericks (Thunder em 6)

Um matchup interessante e que irá pôr à prova os campeões em título. Os Mavericks apresentaram fraquezas durante a época (um dos potenciais focos é, certamente, a saída de Tyson Chandler, a alma da equipa). Oklahoma por seu lado, e citando Shaquille O'Neal (no programa Inside The NBA, da TNT) são uma equipa demasiado alta, forte e rápida e deverão, por isso, ultrapassar a equipa de Mark Cuban. Nowitzky não tem apresentado a mesma performance e a única coisa que poderá valer à equipa são os jogos em Dallas.

Los Angeles Lakers X Denver Nuggets (Nuggets em 7)

O confronto que considero ser o mais interessante e o que poderá apresentar a maior surpresa. Os Lakers já não são a power house de outrora no entanto alguns jogadores têm apresentado excelentes performances, como Kobe ou Andrew Bynum. A equipa claramente denota a falta de Derek Fisher. Os Nuggets, por outro lado, têm melhorado muito por "culpa" do grande trabalho do seu treinador, George Karl. Jogadores como Gallinari, Rudy Fernandez, Ty Lawson ou até mesmo o recém chegado JaVale McGee terão certamente bons argumentos para os Lakers.

Los Angeles Clippers X Memphis Grizzlies (Clippers em 6)

Uma série que deverá ser bem disputada. Os Clippers são uma equipa que se revolucionou desde a entrada de CP3 e que muito espectáculo tem dado. Billups e Griffin são também a imagem de marca da equipa e resultam numa equipa bastante potente. Os Grizzlies no entanto, têm uma grande equipa, nomeadamente com Marc Gasol, Zach Randolph (Zeebo!), Rudy Gay e O.J. Mayo. Será, então, uma série a seguir com interesse."

Fica então aqui uma espécie de ante-visão e previsão do que poderá ser a primeira ronda dos playoffs, com um texto já uns dias atrasados....










segunda-feira, 30 de abril de 2012

NBA - Playoffs

Viva!

Após mais um período de ausência (como tem sido costume), volto e desta vez para colocar um texto que escrevi logo após a fim da fase regular da liga e que procura reflectir um pouco sobre o campeonato americano de basquetebol, especificamente no fim da época regular e no início dos sempre electrizantes playoffs.


"O período final desta peculiar época - não se verá, nos tempos futuros, equipas a jogarem 3 noites seguidas ou 5 vezes em 6 dias... - foi surpreendentemente interessante quer no topo das tabelas quer nos lugares decisivos de apuramento. 

Na conferência do este, e após alguma indecisão, os Chicago Bulls terminaram (bem) em primeiro lugar com a turma de Miami logo a seguir. Logo no terceiro lugar encontram-se os Pacers de Indiana, equipa, na minha opinião, acaba por ser a mais surpreendente da liga e uma equipa a seguir atentamente. Seguem-se Boston e Atlanta, no 4º e 5º lugares respectivamente que darão, decerto, uma ronda de playoffs muito interessante. Em 6º lugar estão os Orlando Magic que tiveram também uma época muito peculiar: a estrela da equipa, Dwight Howard, mostrou por diversas vezes vontade de sair o que, após bastante incerteza, acabou por não se realizar. O próprio treinador, Stan Van Gundy, tem o lugar em risco o que não abona nada a favor de Orlando...No sétimo lugar  temos (os meus!) Knicks. A equipa foi bastante contrastante durante toda a época regular. Começou mal, depois apareceu Jeremy Lin que transformou a equipa de um dia para o outro (coincidindo também que a ausência prolongada de  Carmelo Anthony por lesão). Lin lesiona-se, entra Anthony e a equipa entra novamente numa espiral descendente que resulta na saída do treinador, Mike D'Antoni. Mike Woodson (um treinador com características bastante defensivas) que revoluciona a equipa e consegue, finalmente, aproveitar o verdadeiro potencial de Carmelo) resultando num período final em alta conseguindo elevar a equipa até a mencionada posição. No último lugar de apuramento ficou a equipa dos Philadelphia 76ers que passou algo despercebida durante toda a época. O veterano Iguodala e o rookie Evan Turner poderão ter uma palavra a dizer.

Falando agora do Oeste, os últimos jogos foram ainda mais interessantes. Os Spurs são, por ventura, a equipa mais revigorada a potente da liga e sérios candidatos ao título. Tim Duncan (um dos melhores power forward do jogo) está em grande forte, e quer Tony Parker quer Manu Ginobili são a espinha dorsal da equipa e muito têm feito por esta. Logo atrás está a equipa de Oklahoma e a fonte de pontos que é Kevin Durant (três anos seguidos como melhor marcador da época regular é um feito só ao alcance de poucos, muito poucos). A equipa aguentou-se durante muito tempo em 1º lugar perdendo a posição para os Spurs já no período final da competição. Os 3º e 4º lugares são detidos por ambas as equipas de Los Angeles, sendo que os Lakers, após muito esforço ganhar vantagem sobre os Clippers. Kobe consegue, de uma maneira surpreendente, reinventar-se a cada época e, com 33 anos (e 16 anos como jogador profissional) fazer mais minutos de jogos e mostrar também uma enorme quantidade de pontos (ficou em 2º, logo atrás de Durant, por 0.1 PPG!!). Bynum também melhorou brutalmente e foi uma das razões do "sucesso" da equipa. Do lado dos Clippers, a equipa melhorou bastante desde o ano passado e está muito mais coesa. Blake Griffin mostrou-se ainda mais pujante mas, na minha opinião, tem de trabalhar muito para se tornar um jogador mais completo. Chris Paul, o CP3, tornou-se também na imagem de marca e será, decerto, o jogador que mais revolucionou o jogo dos Clippers. Em 5º lugar estão os Grizzlies, uma posição também algo surpreendente e que demonstra o potencial desta equipa. Em sexto encontramos os Denver Nuggets, equipa que, apesar da perca de Carmelo, se tem monstrado muito capaz e resultado disso é a excelente prestação ao longo da época. Os Dallas Mavericks, campeões em título, situam-se num estranho 7º lugar, reflexo da incerteza que reina no grupo. Terão, no entanto, uma palavra importante a dizer nos playoffs. A última posição foi disputada a 3 (Suns, Rockets e Jazz) até ao fim e foi a equipa de Utah que acabou por conseguir carimbar a passagem à fase final do campeonato."

Ficou um pouco longo pelo que colocarei a análise aos matchups da primeira ronda dos playoffs num próximo post. Até já!


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Análise iPhone 4S 32GB

Depois de bastante ponderação (e poupança de dinheiro) decidi comprar um iPhone 4S. Neste período de ponderação esteve, também, sempre presente a indecisão entre este aparelho e um terminal Android (nomeadamente o Samsung Galaxy S2). No fim a escolha caiu sobre a oferta da Apple em parte porque, possuindo eu já um Macbook Pro, havia uma maior facilidade no sincronismo (nomeadamente sobre a iCloud, abordada mais à frente). Por outro lado, e do meu ponto de vista, acho o iOS mais sólido e maduro que o sistema operativo do Google e acredito que a oferta da App Store (apesar de não tão diversa) mais adequada aos meus gostos e, também, mais “segura”. Dei também bastante relevo à qualidade da câmara que comprado o aparelho, passaria a ser a minha câmara do dia-a-dia. Eis então a análise.

Unboxing

Apesar de a caixa ser simples, tal como é costume nos produtos da Apple, transmite uma sensação de cuidado e prestígio (o que seria de esperar num produto nesta gama de valores). Mal abrimos a tampa deparamo-nos, de imediato, com o terminal, envolvido por duas películas (à frente e a trás) e com carga suficiente para umas primeiras horas de interacção. A caixa contém ainda uns pequenos manuais de utilização rápida, bem como um conjunto dos comuns headphones da Apple, um cabo USB e uma ficha de parede, também com entrada USB (sendo assim podemos carregar o aparelho quer pelo computador quer por uma tomada eléctrica). Por fim, não faltam também os habituais autocolantes.


Primeiras Impressões

Ligando então o iPhone 4S pela primeira vez somos presenteados com o logótipo de Apple e, de seguida, somos convidados a fazer a configuração inicial do terminal (de notar que é necessário ter um cartão microSIM inserido, por isso cuidados para os que não o têm logo de início). Nesta configuração seleccionamos a linguagem de apresentação e escolhemos uma rede wireless para ser feita a activação do iPhone (caso a queiram fazer sem recorrer ao computador). Depois do telefone estar ligado à internet é então feita a activação e o registo do mesmo junto da Apple e a associação ao nosso AppleID (caso ainda não estejam registrados, fazem-no neste momento). Aqui, e se já tiverem activa a iCloud, podem optar por importar os dados nela existente (por exemplo, se já tinham outro iPhone, há a possibilidade de importar os dados e aplicações, facilitando logo a configuração inicial). Por fim podemos também optar por ligar / desligar opções como o GPS, dados móveis, Siri e afins, findando assim a configuração.

Apesar de ser a minha primeira interacção com um iOS, posso dizer que não tive problemas para me “mexer” no sistema. A instintividade dos menus, aliada ao excelente feeling de scroll, faz com que (quase) qualquer pessoa consiga utilizar o terminal. Comecei a usar as diversas aplicações sem problema.

Como primeiras impressões destaco:

  • Facilidade de configuração e utilização;
  • Qualidade de construção do aparelho;
  • Brilho e qualidade do ecrã (Retina Display), com uma palete de cores estupenda;
  • Velocidade de abertura das aplicações sem nunca demonstrar qualquer sinal de “engasgamento”;

iOS 5 & Usabilidade

Como referi anteriormente, fiquei agradavelmente surpreendido com a facilidade de utilização do iOS e das características que oferece. Destaco aplicações como o calendário e os lembretes que (apesar de também existirem em quase todos os telemóveis) estão bastante bem construídos e integrados no sistema geral. Nos lembretes existe uma característica excepcional, quando associada ao GPS: podemos configurar um lembrete para que este seja “lembrado” quando chegarmos, ou sairmos, de determinado local, o que é espectacular! O Mail também é bastante completo e permite uma fácil integração com várias contas de email, como o Hotmail e GMail. O Safari – apesar de ser um browser que dispenso nos computadores – é bastante poderoso no telemóvel, permite uma fácil leitura dos websites, simples de usar e bastante rápido. De igual modo a componente “iPod” também é espectacular e o cover flow acaba por ser a cereja no topo do bolo para esta aplicação. A qualidade de som é exemplar – comparando, por exemplo, com o meu “velhinho” N95 8GB que sempre considerei bastante capaz nesta categoria, quer directamente do telemóvel quer por meio dos auscultadores (utilizando uns que não os incluídos como iPhone). Aplicações como o Mapas e a Meteorologia são bastante úteis, sendo ainda potenciadas pelo serviço de localização quer permite o funcionamento como um navegador GPS, para a primeira, e a actualização do tempo na nossa zona, para a segunda. Ao nível dos Jogos, apreciei a vasta oferta dos mesmos que, aliada ao poder de processamento do telefone, permite bastante divertimento para aquelas horas mortas com uma qualidade incrível. Por outro lado, relativamente às Mensagens, destaco o recente serviço iMessage: permite que falemos com outra pessoa (que possua iPhone ou iPod Touch) por mensagens sem gastar um cêntimo. É bastante rápido e tem pormenores agradáveis como indicar se o nosso remetente está a escrever algo. Uma coisa que me surpreendeu foi o painel de configuração do aparelho. É possível fazer mil e uma configurações, permitindo assim que configuremos o telefone ao nosso gosto até ao último detalhe!

E como telefone propriamente dito? Também muito interessante! Achei a aplicação contactos espectacular, porque permite, com uma grande facilidade, personalizar cada um dos nossos contactos: qualquer número de contacto, aniversário (que adiciona automaticamente ao calendário), perfis de twitter e facebook, relações de parentesco entre muitas outras. Podemos ainda no Mapas seleccionar um qualquer ponto do mapa e associar ao contacto para assim, ficarmos com a sua morada. Mais interessante ainda é que para quem tem facebook (se calhar é melhor perguntar que não tem…) pode configurar o mesmo para, de maneira automática, sincronizar as fotos dos nossos contactos com as dos seus respectivos perfis! Achei que as chamadas se fazem com um volume bastante aceitável e nunca tive qualquer problema nas que realizei.

Por fim acabo com a característica que porventura chamou mais à atenção: a (o?) Siri. É de facto algo bastante interessante e realço a sua capacidade de entender uma “ordem falada” em vez de algo mais mecânico. Permite fazer um sem fim de tarefas e mesmo em locais mais barulhentos consegue compreender o que dissermos. Acredito é que, ao longo do tempo, perca aquele hype inicial. Isto porque já estamos tão habituados a fazer determinada tarefa (por vezes de maneira já mecanizada) que pura e simplesmente nos esquecemos da nossa amiga Siri! Aliado a isto está o facto de não existir (ainda, espero eu) suporte para a língua portuguesa o que, certamente, poderá afectar muita gente.

Store

O que há para dizer sobre a Store? Ao nível de música, filmes, podcasts e ebooks existe uma grande oferta, como todos sabem. Relativamente às aplicações, também existe, igualmente, uma grande oferta e com boa qualidade. Como fã de fotografia resolvi logo comprar algumas apps “fotográficas” e todas elas me pareceram bem conseguidas e bastante úteis, facilitando a vida e permitindo fazer composições agradáveis e com relativa facilidade. De organizadores pessoais (destaque para o Evernote), a aplicações de notícias (vejam o Flipboard) passando por jogos, rádios e outros, temos um sem fim de escolhas, muitas delas grátis, que nos podem tornar muito mais produtivos e facilitar o dia-a-dia!

iCloud

As funcionalidades oferecidas pelo iCloud foram outro factor de peso na escolha do telefone: não só permitem um backup fácil e completo do que tenho no iPhone como facilitam a sincronização entre o telemóvel e o MacBook. Além do sincronismo imediato (mediante ligação à internet) dos contactos e do calendário o iCloud também guarda marcadores do Safari, lembretes e, ainda, fotos tiradas. Aqui realço um aspecto menos positivo: o armazenamento de fotos na cloud é feito durante 30 dias e, sem explicação aparente, é impossível apagar deste “photostream” qualquer fotografia que desejemos. Sendo assim, a única alternativa passa por apagar o álbum online inteiro (creio que, no entanto, já está na calha uma actualização para o iOS, em fase beta no momento, que resolve esta situação).

Mais interessante ainda são os backups feitos diariamente (se o iPhone se encontrar ligado a uma rede sem fios) que garantem que, caso tenhamos algum problema com o telefone, facilmente podemos restaurar os nossos dados, aplicações, etc.

Câmara

A qualidade que a câmara de iPhone 4S oferece foi, porventura o factor decisivo na escolha do mesmo. Os 8MP aliados a um novo sistema de lentes fazem maravilhas. Não só se consegue tirar fotografias de alta qualidade em situações de bastante luz, como também em ambientes mais escuros, muito por "culpa" do referido sistema de lentes, que é capaz de capturar maiores quantidades de luminosidade. Pormenores como a capacidade de tirar fotos com o botão de volume ou a funcionalidade de HDR, potenciam ainda mais as características fotográficas deste telemóvel. O modo vídeo é, também ele, bastante capazes e consegue produzir vídeos FullHD muito aceitáveis (que, devido ao estabilizador de imagem integrado ficam ainda mais agradáveis). O flash, disponível nos dois modos, é suficiente e consegue eliminar, de modo equilibrado, as nossas imagens. Interessante é, também, a capacidade de geo-localização que assina as fotografias com o local onde foram capturadas.

Relativamente ao próprio acto de tirar uma fotografia, tenho um ponto negativo a destacar. Num recente update do iOS, tornou-se possível disparar através do botão de volume “+”. No entanto este botão está no pior sítio possível. Habituado a pegar correctamente numa máquina fotográfica, se tentarmos replicar este tipo de pega acabamos por tapar totalmente a lente e o flash o que, a meu ver, não dará muito jeito…

Por fim, destaque para o editor de fotos incluído que oferece um conjunto de funcionalidades bastante interessante, tais como a remoção de olhos vermelhos, recorte, e ainda um simples, mas eficaz, melhoramento automático. Para utilizadores mais avançados, que procurem maiores capacidades de edição, recomenda-se o uso de aplicações dedicadas, disponíveis na App Store.

Bateria

Neste capítulo o terminal podia ser claramente melhor mas, até certo ponto, não me queixo. Com uma utilização regular uma carga (até cerca de ~20%) dura-me para dois dias o que, a meu ver, não é nada mau. Com um uso mais intensivo do 3G passa para dia e meio. Sendo assim, penso que até é bastante aceitável.

Bumper Case

Para proteger o terminal optei por comprar, logo de inicio, uma SGP Neo Hybrid que não aumenta substancialmente o volume do aparelho e não destoa das cores do telefone. Como extra, a case trazia ainda duas películas (frente e trás) que, até agora, têm feito um bom trabalho. A case é fácil de colocar e permite o fácil acesso a todos os botões. Oferece uma boa protecção mas, como seria de esperar, não protege totalmente a traseira do mesmo (o que só uma case com protecção atrás conseguirá fazer competentemente). O único ponto negativo que até agora descobri está relacionado com a saída de 3,5mm jack. Como o bumper adiciona alguns milímetros às laterais do telefone, cabos jack que sejam mais largos no conector não darão para ligar (a título de exemplo, os auscultadores que vêm com o telemóvel funcionam. Cabos mais largos já não, ou muito dificilmente). Atenção a este pormenor portanto.

Conclusão

O que dizer? Este aparelho é, muito provavelmente, umas das melhores compras que já fiz, apesar do seu elevado preço. Oferece mil e uma funcionalidades que conseguem, claramente, ofuscar os aspectos menos bem conseguidos. De player de música, a assistente pessoal, a gps (ah e dá para usar como aparelho de telecomunicação!). 5 estrelas! Quem tenha possibilidades e queria um telefone neste price-range certamente não se irá arrepender.